Pensar em sustentabilidade é garantir longevidade das nossas atividades.

Responsabilidade Ambiental

Respeitar o meio ambiente é sinônimo de garantia de produção e segurança para as próximas gerações. A Sementes Tropical acredita que somente com boas práticas ambientais, poderemos ver as próximas gerações trabalhando no campo e nas mesmas atividades de hoje. Procuramos conscientizar nossos funcionários, seus respectivos familiares e a comunidade onde estamos inseridos sobre as melhores práticas de preservação ambiental, gestão e manejo de resíduos e quanto ao uso dos recursos naturais. Dentre as principais atividades relacionadas a Responsabilidade Ambiental, podemos citar:

Preservação das APPs (Áreas de Preservação Permanente)

As áreas de preservação Permanente são mantidas em todas as unidades de produção da Sementes Tropical, preservando encostas, rios e etc..

Preservação da Reserva Legal

Além das APPs, todas as unidades do grupo possuem reserva legal de no mínimo 20%.

Coleta Seletiva de Lixo

As unidades de produção da Sementes Tropical realizam coleta seletiva de todos os resíduos oriundos das atividades das fazendas.

Destinação adequada dos resíduos junto a empresas credenciadas e licenciadas pela SEMA/IBAMA

Todos os resíduos e embalagens descartadas são encaminhados a entidades credenciadas e licenciadas pela SEMA/IBAMA para evitar qualquer tipo de contaminação no solo, rios e lençóis freaticos.

Conscientização dos colaboradores

A Sementes Tropical procura instruir conscientizar todos os colaboradores a realizar práticas sustentáveis e ambientalmente corretas, tais como replantio de árvores, coleta seletiva de lixo, armazenar embalagens de defensivos químicos em locais isolados entre outros.

Cultura da compostagem

Os resíduos orgânicos oriundos das indústrias e da coleta seletiva de resíduos orgânicos são armazenados e destinados a compostagem. A compostagem é um destino inteligente e ambientalmente correto para os resíduos orgânicos das fazendas. O produto final é utilizado nas hortas, pomares, jardins, covas de plantas e até nas lavouras.

Consumo de lenha oriunda apenas de reflorestamentos

A Sementes Tropical deixou de usar a lenha como principal combustível para as fornalhas e passou a utilizar o sistema a gás GLP. O consumo de lenha ainda existe, mas é totalmente oriundo de reflorestamento.

Filtros para fumaça

A Indústria de beneficiamento de pluma de algodão recicla toda a fumaça antes de devolvê-la a atmosfera.

Proibição de caça e pesca

A Sementes Tropical não permite que nenhum colaborador pratique caça ou pesca, tanto dentro das unidades, quanto nas regiões próximas as unidades de produção.

Responsabilidade SOCIAL

A Sementes Tropical está chancelada a trabalhar conforme normativas aferidas pelo Instituto Algodão Social (IAS). Além disso, a empresa possui dois selos de sustentabilidade, o nacional ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e o internacional BCI (Better Cotton Initiative).

Selo 01

IAS

O IAS, Instituto Algodão Social, atua com a premissa de que a conscientização e orientação dos associados para a importância da excelência nas relações do trabalho e da responsabilidade social no campo são caminhos para o crescimento da participação do produto brasileiro no mercado interno e externo.

Prêmios de Responsabilidade:

Selo-PrêmioSemeandooBem

Prêmio Semeando o Bem

Selos de sustentabilidade:

Selo 02

Selo Internacional – BCI

A Better Cotton Initiative (BCI) atua para melhorar a produção mundial do algodão para aqueles que o produzem, para o meio em que é cultivado e o para futuro do setor.

Selo 03

Selo Nacional – ABR

O programa ABR tem como fundamento o incremento progressivo das boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas fazendas produtoras de algodão.

imag1

imag2

imag3

imag4